Conheça o Projeto Entre Jovens

Projeto Entre Jovens

Projeto Entre Jovens

1. O que é o Projeto Entre Jovens?  

O Projeto Entre Jovens – A Tutoria melhorando o Desempenho Escolar é um projeto que tem como meta principal a melhoria da qualidade do ensino médio em escolas da rede pública estadual. Através da parceria entre o Instituto Unibanco, Universidades, Secretarias Estaduais de Educação e instituições ligadas à educação, o projeto (PEJ) busca resgatar conteúdos do ensino fundamental essenciais para o sucesso do aluno no restante de sua carreira escolar.

 

A concepção do Projeto se apóia em ações educacionais feitas de jovens para jovens. Como? Jovens do ensino médio com dificuldades específicas nas habilidades e competências que deveriam ter sido alcançadas ao término do ensino fundamental são tutorados por jovens universitários dos cursos de licenciatura de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de rever e se apropriar de conhecimentos

necessários para as novas aprendizagens.

 

Voltado para estudantes da primeira série do Ensino Médio, o foco do Entre Jovens é o aluno. Portanto, a preocupação maior está em despertar nele a vontade e o prazer de continuar seus estudos, podendo contribuir diretamente com a redução dos índices de evasão escolar. Através do sistema de tutor/tutorando busca-se também quebrar a dicotomia entre o ensinar e o aprender. Nenhum professor pode ensinar, se os seus alunos não conseguem aprender; quem ensina também aprende, do mesmo modo como quem aprende sempre tem algo a ensinar também.

 

O Projeto Entre Jovens, na realização de seu trabalho, parte de algumas premissas básicas, elementos considerados relevantes para que se possa contribuir para o desenvolvimento do capital humano de jovens vulneráveis matriculados no Ensino Médio.

 

Premissas Básicas

 

1.   O bom desempenho escolar depende do domínio de competências e habilidades que venham a ser pré-requisitos para as novas aprendizagens;

2.   Língua portuguesa e Matemática são disciplinas fundamentais para as demais áreas curriculares;

3.   O diagnóstico das dificuldades específicas possibilita um trabalho focalizado, com maiores impactos no desempenho escolar;

4.   A permanência dos alunos no Ensino Médio está diretamente associada ao desempenho escolar;

5.   Uma ação educacional realizada de jovens para jovens tende a ter um maior impacto.

 

Ao se trabalhar com o conceito tutoria, pretende-se ter como base uma relação de compartilhamento de experiência e sabedoria, aplicadas com a confiança dos envolvidos. A tutoria constitui-se, dessa maneira, como uma relação de colaboração, em que os universitários têm a possibilidade de colocar em prática seus conhecimentos acadêmicos, e os alunos têm a chance de reforçar os conteúdos do Ensino Fundamental e assimilar melhor o programa do ensino básico.

 

O sucesso do Entre Jovens é, invariavelmente, o sucesso do aluno. Ele é o foco principal do projeto e é para onde estão voltados todos os esforços.

 

Vale ressaltar que o projeto não se posiciona como uma aula de reforço aos conteúdos que estão sendo aplicados na vida escolar atual desse aluno, mas sim como uma segunda oportunidade de aprender conteúdos trabalhados no ensino fundamental, que por razões quaisquer não foram incorporados.

 

É preciso também deixar claro o papel dos professores das escolas participantes. Eles serão os maiores divulgadores e incentivadores do Entre Jovens, por isso, seu envolvimento é imprescindível para que os resultados propostos pelo projeto sejam efetivamente alcançados. O projeto é direcionado aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, mas seus benefícios extrapolam esse limite e se espelham por toda a escola.

Fonte: Cartilha "Passo a Passo para Implantação do Projeto Entre Jovens" do Instituto Unibanco


Comentários

Novos comentários estão atualmente desabilitados.

Telefones Institucionais
Conheça o Web in Box e veja como é fácil ter seu website profissional