O Instituto Gênesis propõe atividades voltadas para a educação, qualificação profissional, lazer, esporte, cultura de qualidade e trabalho digno como elementos propulsores da auto-estima por meio de seus programas e projetos.
A instituição entende que a família é contexto primeiro de socialização das pessoas, é espaço privilegiado na oferta de boas condições de desenvolvimento humano, constituindo-se em referência para o adolescente.
Assim, não pode-se pensar em desenvolver um programa voltado para o adolescente sem envolver sua família, por meio de práticas reflexivas sobre os valores comunitários e aprofundando suas relações de solidariedade de maneira transversal, abordando questões como ética, economia, cultura e outros temas. O principal eixo a ser tratado é a qualidade das relações entre o adolescente e seus pais ou responsáveis.
Desta forma, são desenvolvidas também atividades educativas e de socialização trabalhando aspectos como o aprendizado das negociações grupais, respeito às diferenças e pontos de vista como exercício da cidadania, além do aprendizado de habilidades e competências para a vida no coletivo, num processo em que a presença do jovem entre os próprios jovens seja potencializado e ajude no processo de formação de lideranças positivas e multiplicadoras.
É preciso uma parceria entre a educação e o mundo do trabalho para responder às dificuldades em criar uma sinergia entre o setor da educação e as empresas e os diversos setores da economia, facilitando o desenvolvimento de competências gerais, a ética no trabalho, as competências tecnológicas e as que fizerem necessárias para empreender e transmitir valores humanos e normas para uma cidadania responsável.
Essa aprendizagem partilhada pelos indivíduos, empresas, diferentes setores econômicos e o Estado devem possibilitar a autonomia dos indivíduos a fim de que assumam progressivamente a gestão de seus conhecimentos e sua aprendizagem independente.